Quem foi SABINA SPIELREIN

 

Foi por acaso que acabei assistindo o filme Jornada da Alma  ( titulo original :  Prendimi l’anima ) que conta muito bem a história da grande psicanalista Sabina Spielrein, a qual influenciou na psicanálise de Freud e  Jung , e vale destacar o fato de que  foi uma das primeiras mulheres psicanalistas do mundo! 
images1
Com  Emilia Fox  brilhantemente como Sabina Spielrein e Iain Glen como Carl Gustav Jung, o filme nos leva a jornada de dois personagens que buscam descobrir  quem  de fato foi  Sabina. E então mergulhamos na  histeria, desejos e psicanalise que fez parte da vida de Spielrein. Super recomendo esse filme (e deixo o mesmo aqui, para apreciação de todos): 


A HISTERIA, A CURA E GRADUAÇÃO DE SABINA

Entre 1904 e 1905, Spielrein esteve internada no hospital Burghölzli em Zurique como paciente diagnosticada com histeria. Carl Gustav Jung foi seu médico e acabou sendo também seu amante, com um o tratamento iniciado utilizando o  método de Freud passou a ajudante de Jung depois de mostrar sinais de progresso. Após Spielrein sair do hospital e começar a estudar medicina, teve Jung como seu mentor de dissertação. Até mesmo o próprio trabalho de Jung adquiriu certa influência de Spielrein.
9
Sabina se graduou em 1911, defendendo uma dissertação sobre um caso de esquizofrenia. No mesmo ano, foi aceita como membro da Sociedade de Psicanálise de Viena. Em 1923, Spielrein retornou para a União Soviética e, junto com Vera Schmidt, criou um jardim de infância em Moscou, sendo todas as paredes e as mobílias de cor branca, o que deu o apelido ao lugar de Berçário Branco.

8
O Berçário Branco em Moscovo

A instituição tinha como principal finalidade o rápido amadurecimento crítico e analítico das crianças. O Berçário Branco foi fechado três anos depois por autoridades soviéticas sob a justificativa de que o local provia práticas de perversões sexuais para as crianças. Um fato interessante foi que o próprio Stalin matriculou seu filho Vassili neste lugar, mas com um nome falso.
Um documentário chamado Ich hieß Sabina Spielrein (Meu nome era Sabina Spielrein) foi feito em 2002 pela diretora sueca Elisabeth Marton, sendo lançado nos Estados Unidos no final de 2005. E além do filme que deixo aqui (de 2002) do cineasta Roberto Faenza, foi lançado em 2011 o filme Um Método Perigoso (A Dangerous Method), que aborda com mais apelo para relação sexual  de Jung com a Sabina, vivida por Keira Knightley (como mostra as fotos abaixo):2dbee5dca2976498083787f72e33de96

b968013d4a5805f477de1818e3877a89Confesso  que prefiro a versão de 2002, pois ela é muito mais focada na vida e trabalho de Sabina na psicanalise. Além de que a triz  Keira não passou ao público a mesma vivacidade de Emilia Fox em sua atuação, deixando o filme ainda mais falho se comparado ao anterior.

Mas deixo aqui o link dessa versão,caso queiram conferir  :  ASSISTIR ONLINE <<

É INTERESSANTE CONHECER A HISTÓRIA DE SABINA E VER COMO A PSICANALISE PODE DE FATO  AJUDAR A TRANSFORMAR NOSSA VIDA.

 

4 thoughts on “Quem foi SABINA SPIELREIN

  1. Olá Jaqueline! Assisti ao filme. Coincidentemente estava lendo um Blog de um outro amigo sobre a LUTA ANTIMANICOMIAL, lá no blog do Alan (https://anatomiadapalavra.wordpress.com/2017/05/18/um-resumo-sobre-a-historia-da-luta-antimanicomial/comment-page-1/#comment-171) – desculpe, mas não consegui fazer um link!! – e achei bem conveniente. Que história interessante e que trajetória teve esta mulher. Jung com relacionamento extraconjugal? Nunca imaginaria isto! Ela foi muito forte e continuou firme em suas ideias, acho que teria assinado a carta :p . Puxa, que fim terrível! Um filme que valeu a pena. Obrigado! 🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.