O que a garotinha vai estudar afinal ?

large (1)

A escolha da carreira é uma daquelas coisas que ocupam nossos pensamentos desde a infância. Um bilhão de vezes bombardeados com a pergunta aparentemente inocente ‘ O que você vai ser quando crescer ? ‘ a maioria responde baseada no que gosta , ou no que acha que deve gostar por indução dos pais ou responsáveis.

Eu quando criança queria ser professora , mas depois quis outras coisas , quis ser escritora de livros gigantescos de capas de couro ( não sei explicar porque rs!) , depois quis ser ilustradora de livros infantis ( eu amo a ilustração de livros infantis !) , depois eu assisti Rocky Balboa e quis ser lutadora ( eu achava que poderia ser interessante ganhar pra socar alguém , pode dar uma boa grana e aliviar meus nervos – pensei) …

Mas no geral sempre pensei em atuar na área da educação e /ou da escrita.
Escrevi muita coisa , isso é diários , contos , cronicas , livros bizarros , mas achei que essa coisa de ser escritora pudesse ficar pra mais tarde , pra quando o talento chegasse e minha gramatica melhorasse depois dos estudos .
Entrei na faculdade de Pedagogia , gostei de estudar Historia da Educação ,Filosofia da Educação , Antropologia da comunicação , e até amei as aulas de Psicologia Infantil embora tivesse medo do professor.
Estava tudo bem com os estudos , mas foi só trabalhar na área pra me sentir um mega peixe fora d’água ! Claro que ensinar de maneira lúdica para crianças de 2 , 3 , 4 anos é muito diferente de ensinar de repente para crianças de 10 ou mesmo adolescentes. Mas eu realmente me senti demasiadamente inadequada fosse no berçário , na creche ou na pré escola ( é eu já tive muitos empregos rs!)
Enfim , adeus Pedagogia disse a voz do bom senso dentro de mim .
Então eu pensei LETRAS , LETRASSSSSSSSSSSSSSSSS o curso que sempre quis , poder dar aulas , aprender finalmente o Português como devo para me tornar escritora .
MASSSS … mas a vida faz agente mudar tanto .
Vou prestar o vestibular no final desse ano , e o curso da minha atual escolha é uma surpresa pra mim mesma , não foge tanto a LETRAS e área da educação , mas é SURPRISE rs!
Na verdade vou tentar duas áreas distintas ( bem distintas eu diria!) , a segunda opção é bem insana – talvez eu até tema precisar dela , rs .

O que nos ajuda muito a fazer qualquer tipo de escolha na vida é nos conhecer . Pode parecer um papo filosofico esse , mas se questionar , se questionar e se questionar , pode evitar grandes equivocos na vida.
Perguntas como : Por que quero essa profissão ? O que me atrai nessa aréa , minha paixão por ela , o dinheiro que proporcionará , ou só vou atuar nela porque é que esperam de mim ?
Como me vejo daqui alguns anos envolvido com isto ? Qual o mercado de trabalho para essa área – e será que me encaixo nele em termos de idade e etc ?
A percepção dos nossos reais quando somados ao conhecimento da atuação da profissão escolhida no mercado , mais a noção do retorno financeiro do mesmo pode nos garantir segurança de pelos surpresas menos desagradáveis no futuro.

Por isso meu pai ( pasmem PROFESSOR rs!) sempre me aconselhou a buscar por uma área onde tivesse multiplas escolhas de atuação .
Em umas pesquisas que fiz sobre o assunto , li um conselho do psicologo Fabiano Fonseca da Silva da USP que dizia ” A escolha da carreira não deve ser vista como um casamento que nunca será desfeito ”
E esse é um conselho que poderia ajudar muito aqueles (as) absolutamente infelizes com suas profissões , mas que nem cogitam deixa-la , por muitos fatores , a perda financeira investida na capacitação , a perca de tempo que levou para se tornar de fato um profissional da area , e principalmente pelo famoso ‘ O QUE VÃO PENSAR DE MIM? ‘

Não faz muito tempo eu vi uma matéria de pessoas chamadas de CORAJOSAS por abrirem mão de suas promissoras carreiras para fazerem o que realmente amam . Médicos , advogados , administradores de empresa que acabaram trocando essas áreas por gastronomia , educação física , e até profissões autônomas .
Eu admirei a coragem deles(as) , e me identifico  mas com a CORAGEM PARA MUDANÇA . do que a ”CORAGEM” em persistir no que vejo que não me faz feliz.
É um pensamento medíocre para muitos , mas eu não estou nem ai para o Universo do Bussines , ou mesmo pra $$$ , eu  só quero realizar os sonhos daquela garotinha que brincava de escolinha com os irmãos , deu aulas de reforço durante a adolescência , ganhou concursos de poesia , bolsa de estudos pra Pedagogia …
Ela merece mais que um diploma , ela merece ser feliz !

8 thoughts on “O que a garotinha vai estudar afinal ?

  1. Uauuuuuuu nós nem conversamos disso ultimamente né? Kkkkk Ameiii o post Jack. Sei que não sou a única pessoa insegura e indecisa por aí… e suas palavras vai ajudar muita gente RS. Enfim eu ameiiiiiiii de paixão essa frase do seu post A ESCOLHA DA CARREIRA NÃO DEVE SER VISTO COMO UM CASAMENTO QUE NUNCA SERÁ DESFEITO

    1. Obrigada Jeh , é kkkkk agente quase num entra nesses assuntos , faz tempo que não a vejo , precisamos conversar haha! rs … Eu também gostei muito dessa frase , exemplifica bem o fato de não precisarmos ser reféns de uma escolha profissão.

  2. Super interessante e se pudesse dar uma dica, acredite, não daria, pelo simples fato de não a termos. Assim como sua descrição o menino aqui, hoje já aos seus 56 anos, apenas pensa, relembra suas decisões do passado, do seus sonhos, alguns alcançados outros, digamos, por alcançar já que dos sonhos nunca devemos desistir, mas é isso, a vida é como uma roda gigante, ora estamos lá no alto e avistamos coisas que desejamos mas ao descer avistamos outras que também desejamos. O problema nisso tudo é que brincamos na roda, mas não somos nós que decidimos quando ela vai parar para descermos. Imagine, eu passei também por dezenas, de vigilante rodoviário com direito a “Lobo” como havia no seriado de TV, a astronauta sem foguete. Aprendi a aceitar tudo que me vem ofertado pela vida, tudo que pretendo e gosto de fazer independente de profissões ou do que alguém possa pensar, afinal penso eu, (abusadamente e sarcasticamente) a vida é minha e não há outro em meu lugar.
    Essa menina assim como tantas outras merece mesmo é ser FELIZ! ;D

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.