Metanoia

METANOIASERIE

MetanoiaMetanoia (mudança de mente) , é a palavra mais comum para conversão no Novo Testamento. Esta relacionado ao conhecimento da Verdade (Deus) , e a partir desse conhecimento arrependimento do passado uma mudança de mente , conseqüentemente uma mudança de vida.

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. 

Romanos 12:2

Uma vez ocorrido a mudança do entendimento através da Palavra ( Bíblia) , passamos a ter uma visão mais sábia do passado, incluindo o pesar pelo mal praticado (Exemplo: Apóstolo Paulo escritor do versículo acima) e então mudamos nossa vida para ter um futuro segundo a vontade de Deus.

Claro , isso não é nada simples , é um processo bastante delicado e contínuo,requer vontade e esforço. E sinceramente creio que manter em ordem o ponto de mudança alcançado até aqui  , e  continuar a lutar  para avançar no processo de  renovação da mente segundo a vontade de Deus é uma decisão que se deve tomar dia após dia.

cerebro-ativoEnquanto o slogan do mundo é ‘Seja feliz’ pratique o hedonismo ,

hedonismoo slogan de Deus é ‘Seja santo’ conforme está escrito em 1 Pedro 1: 15 e 16 :
15 Porém, considerando a santidade daquele que vos convocou, tornai-vos, da mesma maneira, santos em todas as vossas atitudes.16 Porquanto, está escrito: “Sede santos, porque Eu Sou santo!”

 Escolher seguir essa vontade de Deus implica na continua renovação de sua mente e claro isso envolve mudanças nítidas de conduta o tornando diferente da maioria ( pessoas que seguem o hedonismo) em seu comportamento e estilo de vida.

cristianismoCristianismo (do grego Xριστός, “Christós”, messias) é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento.A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.
 Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus que se tornou homem e o Salvador da humanidade, morrendo pelos pecados do mundo.
Jesus também é considerado para os cristãos como modelo de uma vida virtuosa, e tanto como o revelador quanto a encarnação de Deus.Os cristãos chamam a mensagem de Jesus Cristo de Evangelho (“Boas Novas”), e por isto referem-se aos primeiros relatos de seu ministério como evangelhos.
Fonte: Wikipédia;Cristianismo

220px-Cristo_crucificadoJesus Cristo cumpriu a vontade de Deus , ou seja seu propósito ( veio ao mundo e sendo Santo morreu em propiciação de nossos pecados para que tivéssemos acesso a redenção ( salvação ).Ressuscitou e está a direita do Pai / Deus e um dia voltará para buscar aqueles(as) que acreditarão na Verdade) .

A maioria das pessoas nem consegue acreditar nesses relatos ( na Bíblia) , e as que conseguem e se dizem cristãs ( ou seja ,se dizem assim como Cristo viver o propósito que Deus tem para suas vidas) nem se quer praticam os o que foi escrito:

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. 

Romanos 12:2

Porém, considerando a santidade daquele que vos convocou, tornai-vos, da mesma maneira, santos em todas as vossas atitudes. Porquanto, está escrito: “Sede santos, porque Eu Sou santo!”

1 Pedro 1: 15 e 16 

Uma clássica representação do processo de metamorfose está na borboleta : Ela sai do ovo (que é a primeira fase de sua vida), se transforma em uma lagarta, que passa todo o tempo comendo folhas; e comendo, ela cresce e vira pupa. Nesta fase, já não come tanto e fica diversos dias, protegida, dentro de um casulo. Depois desse período, o casulo se rompe e de lá ela sai uma linda!

metamorfoseJoão Batista pregava dizendo “…arrependei-vos, pois está próximo o reino...”

(Ler :Mateus 3). A Palavra grega usada por João é metanoia (μετάνοια) – que literalmente quer dizer: “Pensar de modo diferente”.
Metamorfose é ser de modo diferente.

Para o povo cristão metanoia e metamorfose são duas coisas que devem andar juntas. Converte-se não é apenas passar de uma direção consciente para outra, mas fazê-lo com uma aversão para com a direção seguida anteriormente, ou seja deixar para trás o ‘velho eu’ se tornar uma nova criatura , criatura essa moldada de acordo a Palavra /Bíblia /Vontade de Deus.

borboletaUma vez tomada essa decisão , esse será apenas o começo de uma guerra constante entre sua própria vontade x a vontade de Deus para sua vida.

Seu sucesso ou fracasso no decorrer desse processo de metanoia dependerá de duas coisas :

Do que você se alimenta , ver  aqui

E se consegue manter  sua fé em Cristo

5 thoughts on “Metanoia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.