Metanoia : Você é o que você come

cupcakeO que é Metanoia > aqui . Seu sucesso ou fracasso no decorrer do processo de metanoia dependerá de duas coisas :

1– Do que você se alimenta   ,  2– E se consegue manter  sua fé em Cristo

O tópico deste post é ‘ Do que você se alimenta

Você é  o que você come !  Certa vez vi uma pregação de Paul Washer que ilustrou muito bem isso .

Paul disse  ‘ Se há dois pratos de comida nessa sala , um de comida para porcos , e outro de comida para um ser humano , e um porco é solto para vir até um deles ,ele certamente escolherá o prato com comida para porcos. Digamos que eu possa transformar este porco em um homem , ele irá cuspir a lavagem , e se envergonhar do que estava se sujeitando a comer . Esse homem é você depois que descobre o Evangelho ’.tumblr_static_tumblr_mimzgmegeb1rlxk63o1_1280Para que se inicie o processo de renovação de nossa mente , necessitamos em primeiro lugar nos desintoxicar do mundanismo que ingerimos no decorrer da vida ( e que nossa carne tanto ama , embora isso danifique nossa parte espiritual)  , nos esvaziar de nós mesmos , para pouco a pouco praticarmos as verdades de Cristo em nossas.

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. 

Romanos 12:2

Você só conseguirá aprender a como viver de um outro modo , se abandonar o modo antigo de vida (o velho eu). No cristianismo o ato do batismo expressa isso , mas é no dia-a-dia ( e isso é mesmo depois de seu batismo) diante dos banquetes do mundo que iremos escolher  entre dois slogans :

cerebro-ativo

Ser  feliz ou ser santo ? 

Eu sei , assim como eu , você queria poder ter as duas coisas.

Mas você não pode ser santo se praticar a ‘’felicidade’’ do mundo.Isso significa se tornar careta pra coisas tão ‘’normais’’ pra sociedade atual como : banalização do sexo , drogas , bebidas ,prostituição ,etc …

E pode ainda meu caro , te privar de muitoooooooooooooooooooo prazer carnal em tantas outras coisas , sem contar que a vida é bem mais fácil quando se escolhe a porta larga .Tudo bem se você mente , rouba pra lucrar , sua religião (mesmo que você não assuma ter uma religião )é o hedonismo . E satisfazendo seu próprio ego você é feliz … você é feliz ?

Se você é feliz do modo que está , provavelmente julga não precisar de um Deus .Mas eu assim como uma minoria que não é auto-suficiente e precisa desesperadamente de um SALVADOR acreditamos que vale apena escolher o slogan de Deus , e ser santo ( estando bem espiritualmente) mesmo que isso não gere prazer em nossa carne.

Optamos pelo cristianismo porque gostamos de sofrer ? ( Eu já ouvi isso rsrs!)

Respondendo por mim : Eu optei pelo cristianismo porque meu corpo é efêmero, mas meu espírito , e minha alma não! E considero mais sábio cuidar do que é eterno .

Você pode ser muito feliz sendo santo ( Essa felicidade é eterna! E não passageira como a que o mudo oferece ) ! Mas acredite você não pode ser santo estando envolto ao mundanismo.

As pessoas mais infelizes que conheci tinham tudo para serem felizes , pelo menos olhando do ponto de vista superficial , algumas delas eram bem sucedidas profissionalmente , outras muito lindas , outras com ambas as coisas e muitas outras mais . E todas elas tinham algo em comum , tinham tudo que o mundo pudesse lhes oferecer que julgassem necessário ,mas não tinham a Deus , não conheciam o Salvador capaz de liberta-las do tédio , melancolia , ódio , magoa , trauma …

Todas essas pessoas me diziam ‘ Eu acredito em Deus!’ algumas exclamavam ‘ Eu o aceitei há muitos anos ! ‘ ou ainda ‘ Eu oro todos os dias!’ ,mas todas elas amavam o mundo demais para se desprenderem dele e se tornarem como Cristo ( santos).Eu sei nem um de nós alcançará a perfeição de Cristo , porque somos pecadores desde o nascimento. Mas o que é o Cristianismo senão ser um imitador de Cristo e praticar o que está na Sua Palavra:

Porém, considerando a santidade daquele que vos convocou, tornai-vos, da mesma maneira, santos em todas as vossas atitudes. Porquanto, está escrito: “Sede santos, porque Eu Sou santo!”

1 Pedro 1: 15 e 16 

Se você se alimenta do mundo , você será como o mundo .Mas se você alimenta da Palavra , e é praticante dela ,bem daí você será um imitador de Cristo.

CUIDADO COM COMIDAS TÓXICAS

O que você escuta tem o poder de te influenciar , e a música é uma das maiores influencias no estilo de vida e humor de uma pessoa  ( a maioria das pessoas tem o prazer de ouvir música que as façam mau , ironicamente esse é o tipo de pessoa que vai ao psicólogo se queixar de estar deprimido) .

Conversas com pessoas totalmente desprovidas de algo bom pra te acrescentar são um dos principais passos para se afundar na vida ( Repara que todo fofoqueiro adora falar da vida dos outros para não ter de falar da sua própria , porque essa provavelmente é uma droga!) Palavras boas ou ruins penetram em nós como flechas , e elas podem nos edificar com sábios antídotos contra o mau ou nos destruir com seu veneno.

O que você lê – A leitura pode nos acrescentar conhecimento de muitas coisas , coisas boas , coisas ruins e coisas bem desnecessárias ( ou vai me dizer que acrescentou algo em sua vida romances vampirescos ? ). Tem muita leitura que pode nos edificar , e muita leitura que será apenas boas horas de sono perdidas!

O que você assiste – Assim como o que ouvimos , conversamos e lemos , o que assistimos não está restringido por uma regra sagrada de cristianismo , porque na verdade tudo nos é licito , a nossa diferença com o mundo é de que em tudo nos convém !

“Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos”, mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. ( 1 Coríntios 6:13 )

 

 

2 thoughts on “Metanoia : Você é o que você come

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.