Convite para se alegrar

livro-quando-eu-n_o-desejo-deus

Quando Eu Não Desejo Deus     e o     Hedonismo Cristão
Na sexta-feira (11.09.2015) ganhei o livro ‘ Quando Eu Não Desejo Deus ‘ de John Piper , da minha irmã caçula . Nem preciso dizer o quanto fiquei feliz com isso , e então comecei a ler imediatamente.
Como o próprio o titulo deixa claro . o livro aborda o momento que todos nós cristãos enfrentamos ( uma ou um bilhão de vezes na vida) , o momento em que não desejamos Deus ( pelo menos não pelos motivos que deveríamos e da maneira que deveríamos).Porque perdemos a alegria Nele e passamos a amar e desejar qualquer coisa que nos proporcione alegria.
É compreensível,  somos humanos , temos em nós o desejo inato por alegria.E se não a encontramos em Deus passamos a busca-la em outras coisas, lugares e etc .
Existe uma ideia de Cristianismo ensinada na maioria das igrejas de que a busca pela alegria  pela felicidade é algo errado.Por isso é tão comum os cristãos acharem que não é possível encontrar alegria no próprio Cristo ( o que é bem irônico né ?!)
Deus é glorificado quando estamos satisfeitos Nele, e John Piper apontou algo muito importante , A bíblia não diz que é errado a busca pela alegria, a satisfação da alma.
Pelo contrario a bíblia está sempre nos motivando a buscar pela alegria:

Alegrem-se no Senhor e exultem, vocês que são justos! Cantem de alegria, todos vocês que são retos de coração!Salmos 32:11

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!Filipenses 4:4

Alegrem-se, porém, e regozijem-se para sempre no que vou criar, porque vou criar Jerusalém para regozijo, e seu povo para alegria. Isaías 65:18

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Romanos 12:12

Trecho do livro : Essa foi uma descoberta libertadora.Liberou a energia da minha mente e do meu coração para buscar com fervor toda alegria de alma que Deus é para mim em Jesus.
Piper explica que o pecado perverte e se opõe á nossa busca pela satisfação em Deus.E para definir isso usou uma citação de Agostinho que diz :

Surpreendi-me com o fato de apesar de te amar , não haver permanecido na Sua Alegria.

O termo usado no livro para definir a absoluta alegria e satisfação em Deus é HEDONISMO CRISTÃO .E daí eu fiz essa mesma cara que coce fez agora ( W h a t ? )
Segundo  Piper escreveu em seu   livro , Hedonismo Cristão prega que o valor de Deus brilha de forma mais radiante na alma de quem encontra satisfação mais profunda Nele.
Hedonismo Cristão seria em outras palavras ir além do Cristianismo que conhecemos ( ou que aprendemos ) que se baseia na nossa força de vontade por fazer o que a Bíblia nos ensina.
Seria ter a liberdade humana da busca pela alegria, sem deixar de levar em conta que a única liberdade que perdurará, consiste em   buscarmos o que queremos QUANDO QUEREMOS AQUILO QUE DEVEMOS QUERER.
E o que queremos ?
Queremos conforto , segurança , amor mas do que queremos a Deus.

O que Deus quer ?
Que sejamos mais satisfeitos Nele , e que o amamos mais do que tudo , como diz o principal mandamento :  E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.Mateus 22:37

Por que não encontramos Nele essa satisfação ?
Por que não enxergamos Nele essa satisfação que liberta , que produz amor.
O que explica porque mesmo buscando em tantas coisas a alegria e satisfação que desejamos não a temos .
A ideia de conversão , de cristianismo que ensina que devemos mudar nosso comportamento não nos ensina essa realidade.A conversão é a criação de novos desejos e não apenas de novos deveres; de novos deleites , e não somente de novas realizações; é a criação de novos tesouros e não apenas novas tarefas .
Não importa que tenhamos os comportamentos que Ele nos ordenou , se no fundo do nosso coração ainda desejamos e amamos mais ao mundo do que a Ele.
A essência do pecado é preferir qualquer coisa no lugar de Cristo.Isso deve ser combatido!

Bom , paro por aqui se não o post vai ficar GIGANTESCO! E fica minha recomendação do livro , e o site da Editora Cultura Cristã – site : aqui pra quem quiser um exemplar.
E pra quem quiser saber mais sobre Hedonismo Cristão, nada melhor do que ouvir o próprio John Piper explicando sobre :  

8 thoughts on “Convite para se alegrar

  1. Jaqueline, gostei muito mais muito mesmo deste post, tenho começado a buscar mais isso em minha vida, aprender a se satisfazer em Cristo, bem sabemos o quão difícil é, ainda mais quando passamos por momentos difíceis em nossas vidas (como ultimamente tenho passado e creio que você já tenha percebido rsrs), mas é como o Ap. Paulo diz em 2 Coríntios 12:9,10:

    “Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
    Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.”

    Paulo se satisfazia em Cristo, seja na dor seja na calmaria, e essas palavras do John Piper são encorajadores 🙂

    Obrigado por esse maravilhoso Post e preciso desse livro rsrs..

    1. Fico feliz que tenha sido bom pra ti , os livros e as explicações das Escrituras feitas pelo John Piper costumam me ensinar muito , e consequentemente me fortalecer. Também ando enfrentando um momento difícil e como você citou Paulo , é bem verdade que se agente consegue ser feliz em meio a luta imagine na vitória …!

      1. Verdade até mesmo ontem com meus irmão na fé, minha querida amiga Amanda nos lembrou essa breve palavra “Vitória” onde que na Cruz do nosso Senhor a obtemos por meio da fé, lembrando que essa vitória é sobre nossos pecados e todo o sofrimento que mesmo que passemos por ele, sabemos que naquele grande dia não haverá mais choro e nem pranto 😀

  2. Buááá, não consegui encontrar uma versão pra baixar, vai demorar um pouquinho pra chegar, enquanto isso estou lendo Bom dia Espirito Santo, que é maravilhoso também, mas não vejo a hora do meu livro chegar hehehe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.