Como viver acima da mediocridade

charlesswindoll_comoviveracimadamediocridade__AA600A muito tempo ( uns cinco anos mais ou menos  pra mim é muito tempo rs !) atras minha irmã mais velha me indicou um livro de Charles R.Swindoll , cujo o titulo é ‘ Como viver acima da mediocridadeLevando a sério seu compromisso com a excelência ‘.
Ler o livro me ensinou muitas coisas , muitas mesmo! Então decidi reler  , e trazer essas lições a mente outra vez , a fim de coloca-las realmente em pratica e ser quem Deus quer que eu seja ( uma águia nas alturas, vivendo acima da mediocridade, recusando permitir que a maioria estabeleça padrões para mim ).água_voando

… é gosto pervertido satisfazer-se com a mediocridade quando o ótimo está ao nosso alcance.
– Isaac D’ Inraelli ( Crítico e historiador inglês ) , 1834
O livro fala sobre o proposito de nossa existência , e de que maneira iremos encontra-lo e executa-lo . Já faz muito temo que concordamos em dar menos do que o melhor de nós, e ficamos convencidos de que a QUALIDADE, a INTEGRIDADE e a AUTENTICIDADE são virtudes negociáveis. Mas Swindoll nos lembra de que fomos feitos para algo maior , devemos nos  comprometer com o ótimo enquanto a maioria está satisfeita com o medíocre.
Mirar alto , filtrar o essencial , deixar o incidental , ser uma águia!
Para entender porque o uso da águia como exemplo de elevação de estilo de vida , Swindoll cita um trecho de John Muir (1938) :
As montanhas são fontes de homens, tanto quanto de rios, de geleiras, de solo fertil.Os grandes poetas, filósofos, profetas,homens capazes cujo pensamento e obra moveram o mundo,vieram das montanhas – eram habitantes das montanhas,e nelas cresceram fortes como árvores,as florestas-nas oficinas da natureza…

13608349293437_f
Nota: As águias costumam fazer seus ninhos em topos de montanhas e árvores de grande porte. ¹ Águias são muito usadas como símbolo de poder , força, vitória e proteção espiritual.²

lualho2
Como sabemos o mundo está cheio de pessoas que desistem facilmente como eu , e o autor fala algo para mim essas pessoas ‘ Essas pessoas perdem a melhor parte da ação ( por não tentarem, não arriscarem) , para não dizer o divertimento ! ‘ e continua a discorrer sobre tais pessoas dizendo :
Decoram as regras , mas suas mentes estão fechadas paras as possibilidades novas e criativas.Se limitam a um diâmetro apertado.
Não decidem se introduzir-se pessoalmente com a vida, e se acomodam a estar estagnados.

tumblr_lvcpd5cm8S1qchwg9o1_500
Por que nos acomodamos? Por que desistimos facilmente ?
Por que não tentar outra vez ?
Porque nos tornamos aquilo que pensamos (como está escrito em Provérbios 23.7) , e é exatamente nossa mente como coloca Swindoll o canteiro germinal de possibilidades ilimitadas ,infinitas.
Uma vez tendo uma mentalidade medíocre você terá uma vida medíocre ( essa é a principal batalha de nossa vida , combater o mau em nossa mente , uma luta que não se trava num campo visível , Efésios 6:12) .
E sabe qual uma das principais maneiras de combater a mediocridade : PERDOAR!
Quando não perdoamos alguém nos tornamos refém dessa pessoa , ou no caso da magoa , dor , e trauma ao qual ela nos submeteu.
Quem quer estar acima da dor , tem de deixar a posição de vitima , precisa superar o passado e destruir as fortalezas da dor em si .
Como ?
Levando cativo todo pensamento á obediencial a Cristo , com a ajuda do Espírito Santo , O permitindo entrar em suas feridas .
– Conhecendo a Escrituras e o poder Dela , personalizando os pronomes nos versículos para EU , ou seja se colocando dentro da própria Palavra ( só assim você realmente irá compreende-la!).

vocc3aa-c3a9-c3a1guia-ou-galinha-diferencie-se
– Analisar s situações e sua vida se perguntando :
Por que estou com tanta raiva , e preocupado com isto ?
Existe alguma coisa da qual tenho medo ?
Estou reagindo tenho razões para , ou por hábitos que formei ?

tumblr_mqxkluAuza1rn624co1_500

Com dicas assim , Charles R.Swindoll nos convida a uma metamorfose de mente mediante a Palavra de Deus.
Nos fazendo pensar que a que Reino estamos realmente servindo , o Reino Do Egoísmo , ou Da Cobiça , e outros tantos reinos temporais . Ou se ao Verdadeiro Reino Celeste de Mateus 6:33 :Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.Devemos submeter todas nossa decisões as filtrando por esse versículo , nos perguntando :
É PARA O REINO DE DEUS ?
RELACIONA-SE COM A JUSTIÇA DE DEUS ?

Romanos 14:17> Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;

1 Coríntios 4:20 > Pois o Reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder.
Servimos a Deus ou a mammon dinheiro riquezas ?
Somos nós fúteis , materialistas como a maioria ?flying-eagle
Uma águia de verdade está acima da mediocridade porque :
Visão – a capacidade de ver acima e além da maioria.Visão é percepção, capacidade de ver a presença e o poder de Deus nas circunstancias . É VER A VIDA POR UMA PERSPECTIVA DIVINA , INTERPRETAR O CENÁRIO TENDO DEUS EM PERFEITO FOCO.
Determinação – estabelecida a visão, necessitamos de disciplina suficiente para permanecer coerente, a despeito dos obstáculos ou das probabilidades limitadas. DETERMINAÇÃO É FÉ A LONGO PRAZO.
Sonhos – O QUE NOS MANTEM IMBUÍDOS DA VISÃO, E NOS DA RAZÃO PARA DETERMINAÇÃO É O SONHO!

Como sempre vou ter que parar na melhor parte , porque se não o post fica imenso , mas dentro da Tag METANOIA pretendo destacar mais capítulos notáveis desse livro maravilhoso.
E se você assim como muita gente vai julgar o livro dizendo ‘ É LIVRO DE AUTO-AJUDA , E EU NÃO LEIO AUTO-AJUDA ! ‘ eu digo o de sempre ‘ Se a ajuda vem mediante a Palavra eu aceito , eu abraço , eu leio e coloco em pratica , a Bíblia é meu livro de auto-ajuda! ‘

4 thoughts on “Como viver acima da mediocridade

  1. Cada um busca a ajuda onde precisa, seja em um livro, seja em uma pessoa, lugar ou entidade. Mania que as pessoas têm de reclamar do que o outro busca.
    Eu gosto de águias e amei a tatuagem em uma das imagens. Quanto ao livro, não o conhecia, mas o conteúdo não serve para esse meu momento. Já coloquei meus ovos no ponto mais alto da minha existência e estou a observá-los atentamente.

    Bacio

    1. Oi Lunna , verdade cada um se enche do que precisa … eu sou sedenta de Deus então busco Ele dessa maneira ( livros, música,oração,e principalmente A Própria Palavra).
      Eu vejo muita gente criticar quem le livros de auto-ajuda e tals , e embora eu discorde da ideia de alguns livros do gênero , citei isso no post porque rola preconceito e Augusto Cury por exemplo é demais , assim como Dan Milman e outros .Todo livro que instruí colocar em pratica a Palavra corre o risco de ser considerado de auto ajuda, e sabe eu não ligo porque assumo mesmo buscar basear minha vida na Palavra.

      Sobre as águias , acho elas lindas , e pirei nessa tatuagem, muito bem feita.

      Carpe Diem

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.