C o m u ni c a ç ã o de verdade

 

Bem no início do blog fiz  algumas postagens apontando o quanto a comunicação através da internet, criada para ser uma excelente ferramenta  em nossa vida, acabou por se tornar um mecanismo de  banalização, ofensas, crimes  e etc.

Mas claro que a culpa disso  é que de quem faz mau uso da internet, de quem faz mau uso da comunicação de modo geral!  

Passei meu domingo resfriada na internet  e é como se eu tivesse ido ao show da minha banda favorita, viajado para Londres, conhecido povos indígenas, testemunhado o passado grotesco do Dinho Ouro Preto  nos primórdios do Capital Inicial , e tudo isso  sem sair do meu quarto, ah eu amo a internet!  Ela me possibilita ler, assistir, ouvir, conversar, aprender, me divertir !

E claro  me possibilita  estar aqui, agora ( ou pra sempre *  seja lá quanto tempo este blog fique ON ) falando  com você !

É COM VOCÊ!   VOCÊ, QUE NEM SABIA QUE EU EXISTIA, ATÉ VIR PARAR NESSE BLOG !

E hoje  eu quero falar sobre comunicação de verdade !

tumblr_lpbirwkDur1r0xdqso1_500

Está  cada vez mais raro ter uma conversa boa de verdade, nos permitir (sem smartphones ou outras tecnologias)  ouvir o outro, comunicar ao outro de maneira clara quem somos e o que sentimos. 

E por isso vou compartilhar  mais uma vez por aqui uma curta mais super interessante  palestra, dessa vez sobre algo que  pode melhorar nossa comunicação:

Dez regras para conversar melhor

— TED Talk

Para os  que estão sem tempo de ver o vídeo impacientes e loucos para ver as atualizações no Facebook, ou mensagens no Whatsapp   segue  abaixo as dez dicas de Celeste Headlee :

1-  Não  ser multi-tarefa  * de modo a nunca prestar atenção no outro

2- Não  dar lição * bancar o sabichão/o analista, como quem conversa com ares de superioridade, sempre julgando nunca ter nada a aprender e tudo a ensinar.

3- Faça perguntas abertas * que não insinuem possáveis respostas

4- Deixe fluir *  ao invés de estar programado para  o  que  irá dizer 

5- Se não sabe algo assuma que não sabe

6- Não compare suas experiencias a do outro

7- Não repita as mesmas coisas 

8- Não detalhe demais 

9- Ouça * com atenção 

10- Seja breve 

Nkenr1zQY

O mais bonito nessa palestra, é que foi destacado a importância de buscar conhecer a surpresa que há no  outro.

É porque eu identifico imediatamente uma semelhança entre meu corpo e o do outro que se opera uma transferência de sentido:  eu vivo como corpo; vejo um outro corpo como o meu; este outro corpo deve ser habitado por um outro eu.

Se  o valor é atribuído por um sujeito que  observa, o mundo não percebido é indiferente Não vale. Equivale a todo resto também não percebido. A percepção é, portanto, condição do valor. Sua atribuição depende de contemplação do mundo, recepção e emissão. Em suma de comunicação

Trecho do livro  Comunicação do Eu .

11 thoughts on “C o m u ni c a ç ã o de verdade

  1. Que interessante! Eu penso nisso, mas com a correria acabo por me tornar mais uma “formiga”. Vou salvar o link aqui para assistir a palestra com mais tempo e calma. Gratidão por ter lido seu blog hoje, muito obrigada por isso!

    1. Obrigada você pela visita Eva ^^ Volte mais vezes com tempo pra um chá rs ! No fim das contas todos em algum momento do dia ( ou o dia todo/a vida toda) acabamos por ser como ”formigas”, mas não tem de ser assim … faça contato, volte pro chá rs !

  2. Belíssimo post!! Só o gif no início, já seria o post. rs 🙂
    Muito reflexivo e mostra o quanto estamos perdendo algo tão importante como o ato de nos comunicar uns com os outros. Não, ligarmos um piloto automático através dos aplicativos e redes sociais. Mas da necessidade de querer ver a pessoa, olhar nos olhos, bater um bom papo, rir das mais variadas besteiras, compartilhar causos… Enfim, conviver com elas. Seja quem for. Tenho pra mim que, o cobertor aquece o corpo de uma pessoa. Mas o calor humano, não só aquece o corpo, e sim, preenche os espaços vazios de cada um, na vida e na alma. ^^

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.